Juliana Chini
- janeiro 29, 2019
- , 1:11 pm
- , Mercado
A pecuária brasileira em 2019: informação, precisão e decisão
Para continuar apresentando resultados positivos, a pecuária brasileira precisa de três insumos essenciais: informação, precisão e decisão.
A pecuária brasileira começou o ano com o pé direito. Já na primeira semana, recebemos a notícia de que as exportações alcançaram um recorde histórico. Em 2018, exportamos 1,64 milhão de toneladas, 11% maior do que no ano anterior. Este foi o maior volume exportado pelo Brasil e por todos os países exportadores, o que corresponde a um valor de US$ 6,57 bilhões em receita, 7,9% a mais que em 2017, segundo dados da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes)¹.
Exportações de carne bovina em 2019
Este crescimento consolida “a gigante pecuária brasileira” como a maior exportadora mundial de carne bovina. Com os avanços no campo, as exportações tendem a permanecerem aquecidas, com um crescimento esperado pela ABIEC de 10,7% em volume e 11% em receita.
Consumo doméstico de carne bovina em 2019
O otimismo também se reflete no mercado interno, que demanda cerca de 80% da produção. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada)², da Esalq/USP, o consumo doméstico também tende a aumentar em 2019, reflexo do crescimento da renda da população, o que também deve elevar o consumo de carne premium.
Oferta de gado em 2019
Do lado da oferta, os pesquisadores do Cepea traçaram dois cenários: o primeiro consiste em oferta mais restrita devido o maior número de abates de animais em 2019; o segundo traça que uma maior produtividade de animais nascidos pode garantir uma melhor oferta de carne esse ano.
Mas, como aumentar a produtividade da pecuária?
Melhorar a produtividade sem incorrer em aumento de custos exige que o pecuarista escolha uma combinação de recursos que otimize a sua produção trazendo uma maior lucratividade. Determinar as melhores escolhas, no entanto, não é uma tarefa fácil. Se, por um lado, há um cenário ainda de incertezas não só no país, mas também no mercado internacional, do outro há uma oferta cada vez maior de produtos e serviços inovadores.
Neste contexto, o produtor precisa de três insumos básicos: (1) informações sobre temas que envolvem sua atividade de dentro da porteira até o consumidor; (2) análise de precisão sobre todas estas informações para então (3) tomar a melhor decisão.
Como tomar a melhor decisão com tanta informação?
Para entender melhor quais temas são demandados pelos pecuaristas, realizamos uma pesquisa com 56 profissionais diretamente envolvidos com a produção. Destes, 38 sugeriram assuntos que consideram muito relevantes para a atividade, os quais agrupamos em sete categorias. O gráfico abaixo apresenta os resultados.
Observamos que os assuntos ligados à produção ficaram em primeiro lugar, seguidos de um empate entre os relacionados à indústria e tecnologia. Um maior detalhamento dos temas será apresentado nos próximos artigos.
Para auxiliar o pecuarista na melhor tomada de decisão, além da nossa plataforma de pecuária de precisão, estamos produzindo um conteúdo consistente relacionado a essas temáticas e com o embasamento dos respectivos especialistas, para que 2019 seja o ano da informação e, consequentemente, de bons resultados. Caso possua sugestões de temas, escreva para nós contando o que gostaria de ver no Programa Pecuária da Informação e cadastre o seu e-mail abaixo para receber conteúdos exclusivos.
Até o próximo artigo!
Autora: Juliana Chini
Referências:
¹ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). Exportações brasileiras de carne bovina fecham 2018 com recorde histórico. Disponível em: <link>. Acesso em 14 de jan. 2019.
²CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. BOI/CEPEA: Após exportação recorde em 2018, setor aposta em demanda interna em 2019. Disponível em: < link>. Acesso em 15 jan. 2019.