Pedro Chamochumbi
- novembro 6, 2020
- , 3:18 pm
- , Inovação
Os Desafios da Difusão Agtech – parte 2
Há poucos dias, dividi com vocês alguns dos desafios que percebo na difusão das tecnologias agtechs. Se você ainda não leu, clique aqui. Se já leu, prepare-se, pois nessa segunda parte oferecerei DICAS sobre como superar e até evitar tais desafios em sua startup. Bora?
Se você pensa em criar uma startup dedicada ao agro, uma AgTech, fique atento, antes de começar a desenvolver sua solução “inovadora” é preciso conhecer bem a realidade do seu cliente. Estou falando do dia a dia de sua operação, suas ressalvas, a fim de mapear as demandas reais do seu mercado para incluir as funcionalidades desejadas e exigidas. Dessa forma, você irá gerar maior valor percebido.
Sem dúvidas, esse é o ponto chave para que sua ciência acadêmica, vivência empreendedora e visão de negócio se traduzam em uma solução exequível, desejável e viável!
E, obviamente, antes de se aventurar no mercado, não pule etapas. Faça uma prova de conceito (POC), rode um projeto piloto para mensurar as reais entregas de sua inovação, consolide seu MVP e crie seus primeiros cases de sucesso baseados em resultados.
Viver estas etapas e ter esta história para contar, será decisivo em sua jornada empreendedora no Agro, afinal. Digo isso, pois antes de adotar uma solução, o produtor ou gestor precisará fazer análise preliminar de risco, considerando as seguintes questões fundamentais sobre sua solução:
- Quem já utilizou a tecnologia?
- Qual o resultado que ela trouxe?
- De fato a inovação se paga?
- Qual o retorno do investimento?
- Tenho infraestrutura para adotar a tecnologia?
- Qual o melhor momento para adotar?
- Não tem outra maneira de solucionar? Por que esta é a melhor opção?
- Qual a assistência técnica que será oferecida para enfrentar imprevistos do uso da tecnologia?
- Tenho condições de operar a tecnologia? Tenho recursos?
Sem estas premissas definidas para o mercado, dificilmente estamos falando de uma solução real, já validada, com potencial para escalar.
Hoje, o decisor do novo agro sabe que já não precisa mais estar sozinho nas tomadas de decisão. Ele sabe que pode fazer suas escolhas de modo mais ágil e mais preciso, com o uso pleno das soluções digitais que cumprem o que prometem. Torço para que a sua seja uma delas!