ADECA
- maio 21, 2019
- , 7:58 pm
- , Mercado
Inovações e Perfil da Pecuária de Corte Brasileira
A pecuária é uma atividade de grande importância na economia brasileira, pois produz matérias-primas que abastecem as agroindústrias com carnes nos frigoríficos, couro na indústria têxtil, leite para os laticínios e vários outros produtos. Esta atividade está dividida de acordo com o nível tecnológico empregado na produção, podendo ser classificada basicamente em pecuária extensiva ou intensiva. A diferença entre esses dois métodos reflete nos índices de produtividade, sendo a pecuária intensiva a que apresenta maiores números.
Dos R$1,26 trilhões alcançados pelo PIB do agronegócio em 2015, 30% foram gerados pela pecuária. O mercado interno do país consome cerca de 80% de toda carne produzida por aqui, tendo um consumo per capta de 38,6kg de carne bovina. O número da população bovina tem aumentado, ao passo que a quantidade de hectares diminui. Isso demonstra a evolução da produtividade da pecuária brasileira, o que a torna uma das mais sustentáveis do mundo.
A evolução se deve às inovações na pesquisa e adoção de novas tecnologias. Segundo uma pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, a agropecuária tem média de produtividade superior à média mundial, que tem crescido 1,84% ao ano. As inovações no setor ocorrem constantemente, sempre visando aumentar ainda mais a produtividade e diminuir os impactos ambientais.
Autores: Gabriel Cantelli | Edição: Gabriela Estevam | Revisão: Juliana Chini